Cólicas menstruais, infertilidade ou sintomas da menopausa? Encontre alívio em qualquer estágio da sua vida.
A Medicina Chinesa e a Acupuntura desempenham um papel na Ginecologia e Obstetrícia há milhares de anos, sendo mencionada pela primeira vez na dinastia Ming (1368 - 1644).
Em todos nós, homens e mulheres, existe um equilíbrio entre as energias Yin e Yang. A mulher é predominantemente Yin, mas possui também em si o Yang e vice-versa.
Com o estilo de vida intenso, repleto de compromissos e competitividade, a presença da energia Yang intensifica-se na vida das mulheres. O excesso de Yang pode consumir o Yin, resultando na diminuição das características Yin no corpo e na mente feminina.
Esse desequilíbrio pode levar a diversos problemas relacionados à fertilidade, amamentação, ao parto e menopausa.
A ACUPUNTURA PODE SER SUA ALIADA EM CADA FASE DA SUA JORNADA, PROPORCIONANDO EQUILÍBRIO E BEM-ESTAR
A Acupuntura oferece vários benefícios para a Saúde da Mulher:
- PROBLEMAS MENSTRUAIS: Estimula o fluxo sanguíneo uterino e ovariano fundamental para os distúrbios menstruais como dismenorreia e amenorreia. Alivia cólicas intensas, normaliza ciclos irregulares, regula o fluxo sanguíneo e reduz dores de cabeça e alterações de humor associadas ao ciclo menstrual.
- FERTILIDADE: Ajuda a diminuir o estresse que pode interferir nos hormônios da fertilidade, melhorando o fluxo sanguíneo no útero e nos ovários para regular a ovulação. Traz benefícios aos tratamentos de reprodução assistida, uma vez que o aumento do fluxo sanguíneo favorece o espessamento do revestimento uterino ajudando na implantação do embrião e o crescimento folicular.
- GESTAÇÃO: Alivia sintomas como enjoo, azia, cãibras, dor de cabeça, dor lombar e ansiedade durante a gestação. Melhora as condições uterinas e a nutrição fetal. No final da gestação a acupuntura pode ajudar na preparação do trabalho de parto auxiliando no posicionamento do bebê e induzindo as contrações uterinas.
- PÓS-PARTO: Auxilia na recuperação energética pós-parto, estimula a produção de leite e é muito eficaz como uma terapia complementar no tratamento da depressão pós-parto.
- MENOPAUSA: Alivia sintomas como ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor e insônia, tratando desequilíbrios hormonais. Durante esse período, o estrogênio flutua como uma montanha-russa e isso causa ondas de calor, suores noturnos, alterações urogenitais e de humor, inchaço e ganho de peso. A acupuntura regula as flutuações hormonais.
Acupuntura na Gestação: Cuidado e Bem-Estar para Mãe e Bebê!
Durante a gestação e o trabalho de parto, muitas discussões surgem em torno do uso da acupuntura. É comum que surjam dúvidas sobre os possíveis impactos no bebê e se pode induzir um parto prematuro.
A acupuntura é uma opção não medicamentosa segura para tratar uma variedade de sintomas desde o início da gestação até o período pós-parto.
GESTAÇÃO
Durante a gravidez, o corpo passa por mudanças rápidas, trazendo consigo uma ampla gama de sintomas, como enjôos matinais, dor, letargia, insônia e inchaço. Muitos medicamentos ou métodos de tratamento usuais não são recomendados durante esse período. A acupuntura é uma alternativa segura e eficaz para aliviar esses desconfortos.
TRABALHO DE PARTO
A posição do bebê é crucial para um parto tranquilo. Quando o bebê está em posição pélvica, a acupuntura e a moxabustão podem ser recursos eficazes para ajudá-lo a virar para a posição cefálica. Recomenda-se iniciar o tratamento a partir da 32ª semana de gestação. A acupuntura também pode auxiliar na indução do trabalho de parto, facilitando o processo natural, desde que as condições ideais estejam presentes.
PÓS-PARTO
O primeiro mês após o parto é crucial para a saúde da mãe e do bebê. É um momento de descanso, recuperação e apoio. Planejar esse período pós-parto não só favorece a recuperação física, mas também impacta positivamente o ciclo menstrual futuro, fertilidade, gestações subsequentes e menopausa.
O tratamento com acupuntura no pós-parto é direcionado para reequilibrar o corpo da mãe e apoiar sua recuperação, promovendo a circulação sanguínea, estimulando a produção de leite e regulando o humor.
- IMPORTANTE: É fundamental ressaltar que qualquer tratamento em gestantes deve ser realizado com o consentimento prévio do médico obstetra.